O filme "An Education" (Educação) mostra a vida de uma estudante na Londres dos anos 60 que, muito aplicada, prepara-se para uma vaga na Universidade de Harvard. Conhece um rapaz, mais velho que ela, quando um dia, no ponto de ônibus para casa, começa a chover e ele lhe oferece carona. Começa aí uma amizade que à medida que passa o tempo, vai se transformando num relacionamento mais sério.
O rapaz faz negócios escusos junto com um amigo: adquire toda sorte de objetos que têm valor no mercado através de artimanhas enganosas e os revende, obtendo grandes lucros. Oferece à garota uma vida glamourosa: passeios caros,óperas,visitas a museus de arte, restaurantes requintados. Ela não percebe ou procura ignorar a origem do dinheiro que lhe permite tanto luxo e novas experiências, inclusive estéticas, que ela, como pessoa voltada ao estudo, tanto aprecia. Ele acaba se aproximando dos pais da moça que também se deixam seduzir pelo charme que a riqueza confere às pessoas.
A boa vida, cheia de surpresas, regada a champagne e lugares sofisticados como uma viagem a Paris, que faz com o rapaz, acaba por fazer a garota questionar a importãncia da educação que está recebendo na escola e que culminará numa vida acadêmica que lhe renderá, no máximo, um cargo de professora. Vislumbrar esse tipo de vida, prosaico e sensabor, comparado aos momentos quase mágicos que estava vivendo naqueles momentos, levam-na a rejeitar a escola depois de uma discussão com a diretora que tenta abrir-lhe os olhos sobre a ilusão que está vivendo e a solidez e dignidade de uma vida voltada para a Educação. Depois de um pedido de casamento feito pelo rapaz, ela acaba por abandonar seus planos de se preparar para Harvard e abandona a escola. Atitude facilmente aceita pelos pais que até então, sempre cobraram dela uma carreira de estudos. Agora, diante da perspectiva de um casamento rico, abandonaram também o sonho de ver a filha formada.
Entretanto, ela acaba descobrindo que o rapaz tinha uma família e que a enganara, assim como outras. Ela vê seu mundo ruir: nem casamento e nem mais chances de voltar para a escola. Acaba por se consolar e se lança ao estudo, sozinha em casa, na esperança de conseguir uma vaga em Harvard. Obtém êxito e é chamada pela Universidade para estudar língua e literatura. Mas ela já não é mais a mesma menina ingênua,virgem e inexperiente que fora tempos atrás. Já estava marcada por novas vivências, conflitos; conhecia melhor o caráter das pessoas, a capacidade que elas têm de ser dissimuladas, de se deixar levar pelo poder do dinheiro. A experi~encia que teve, apesar de amarga, não deixou de ser uma Educação.
Mas, em última análise, o filme deixa a conclusão de que a outra Educação, a da escola, do estudo, da cultura é que vai dar a segurança, o verdadeiro sentido para a vida. O resto é ilusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário